Situada em um grande arquipélago por onde canais de águas limpas serpenteiam, Estocolmo é, sem dúvida, uma das mais belas cidades da Escandinávia. Capital da Suécia, é bela em qualquer estação – mais ainda no inverno, quando o branco apaziguador da neve se mistura às luzes de Natal. Arquitetura medieval e vanguardista se misturam em uma das mais charmosas cidades do mundo. Estocolmo é imperdível!
Estocolmo é formada por várias ilhas, sendo Gamla Stan a ilha central que guarda um dos maiores e mais bem preservados centros medievais da Europa. As estreitas e sinuosas ruas de paralelepípedos, com seus edifícios em tantos diferentes tons dão caráter único a Gamla Stan. Ainda hoje afrescos da Idade Média podem ser encontrados visíveis por trás de fachadas e em dias de inverno o lugar fica particularmente interessante, parecendo o cenário de um conto de fadas. Há várias belas igrejas e museus em Gamla Stan, incluindo a medieval Storkyrkan (Grande Catedral de Estocolmo) – onde em 1976 o então príncipe Carl Gustaf casou-se com Sílvia Sommerlath, filha de alemão e brasileira, hoje rainha da Suécia. Na Gamla Stan também fica o Nobelmuseet (Museu do Nobel), dedicado a contar tudo sobre a história do prêmio entregue anualmente em Estocolmo às pessoas que realizaram pesquisas importantes e deram contribuições destacadas à humanidade. O prêmio é entregue no Salão Azul da prefeitura de Estocolmo (Stadhuset), um prédio do início do século 20. Mas a maior atração da Gamla Stan ainda não apareceu até se conhecer o palácio da família real (Kungliga Slottet), um dos maiores do mundo – com mais de 600 quartos. Além das salas de recepção, tem o Arsenal Real, com trajes reais e armaduras, e o tradicional desfile de soldados na mudança diária da guarda. Em outra ilha, Djurgarden, fica um dos museus mais visitados da Escandinávia, o Vasamuseet. Ele guarda o navio Vasa, que afundou em sua primeira viagem, em 1628, e, após mais de 300 anos no fundo do mar, foi resgatado e exposto neste magnífico museu. O Vasa é o único navio do século 17 a ter quase 100% de sua estrutura original preservada. É decorado com centenas de esculturas esculpidas em madeira e acompanha uma exposição sobre como era o mundo naquela época. Não longe dali fica o Nordiska Museet (Museu Nórdico), com exposições sobre a história e a cultura suecas desde 1500. Na mesma ilha, um museu a céu aberto, o Skansen. São mais de 100 construções tradicionais trazidas de várias partes da Suécia numa exposição que explica a vida sueca, complementada por uma extensa programação cultural. Aliás, os vários festivais de verão em Estocolmo são realizados no Skansen. < Quem gosta de arte pode visitar a ilha da Skeppsholmen, que abriga o Moderna Museet (Museu de Arte Moderna). O lugar apresenta uma das coleções de arte mais importantes da Europa do século 20 até hoje, com obras de artistas como Picasso, Dali, Matisse e Derkert. Passeio de barco – Há vários passeios de barco pelas águas que cortam a capital sueca e suas várias ilhas, uma forma diferente de conhecer a cidade. Por fim, vale subir ao alto do Katarinahissen, um mirante que oferece vistas estonteantes de Estocolmo.
Nada mais típico que o Smörgåsbord – que não é um prato, mas vários, como um bufê. O Smörgåsbord costuma incluir frutos do mar, ostras, picles, carnes, ovos, pães, queijos, patês... Vários restaurantes de Estocolmo servem a delícia. Mas tem mais. Suecos são excelentes no preparo de pratos com carnes de caça, peixes e mariscos. Salmão, arenque e köttbullar (famosas almôndegas suecas) são frequentes nos cardápios da cidade. Sobremesas muitas vezes incorporam frutas silvestres como mirtilos e outras frutas vermelhas. Restaurantes de outras nacionalidades também se espalham pela cidade.
Quer levar souvenirs suecos para casa? Há chifres vikings e camisetas com alces por toda parte. Para fugir um pouco do óbvio, vale pensar nos tamancos suecos, produto que sempre volta à moda. Um modelo clássico é o da marca Moheda (normalmente encontrados em Åhléns City, a maior loja de departamentos da cidade). Outra particularidade de Estocolmo é sua tradição em lojas de design (joias, cristais, objetos de decoração, móveis...). Designtorget é a rede de lojas de design mais conhecida. A 15 km de Estocolmo, em Kugens Kurma, fica a maior Ikea – a famosa marca sueca de móveis – do mundo.
• Beco famoso: Mårten Trotzigs Grand é o beco mais estreito em Gamla Stan. Tem apenas 90 centímetros de largura em seu ponto mais estreito. • Pescar na cidade: Em Estocolmo, dá para ver gente pescando em plena cidade. Há duas pontes que ligam a parte central de Estocolmo com Gamla Stan e ali dá para pescar salmão e truta. Há também boa possibilidade de pesca atrás do edifício do Parlamento sueco na ponte Stallbron.
Seja o Primeiro a deixar um depoimento sobre este destino!
22/01/2021
RCA Turismo