Apelidada de Polinésia Brasileira, a Praia do Forte está no município de Mata de São João, a 90 km de Salvador. São 14 km de uma orla emoldurada por areias claras, coqueiros, recifes e mar cristalino com cardumes coloridos. Um dos pontos mais badalados do litoral baiano, é destino muito procurado por também por turistas estrangeiros. Possui uma ótima infraestrutura com pousadas, hotéis e restaurantes de qualidade e abriga a principal unidade do Projeto Tamar - responsável pela preservação das tartarugas marinhas - além de uma base do Instituto Baleia Jubarte.
A Praia do Forte guarda uma pequena surpresa para quem gosta de história: o Castelo Garcia D´Ávila,considerado a primeira edificação portuguesa de arquitetura militar no Brasil e um dos mais significativos monumentos do Patrimônio Histórico Nacional. Embora hoje só existam ruínas da construção, ainda é possível perceber suas características medievais. Muita gente busca o destino porque lá fica a sede nacional do Projeto Tamar - IBAMA – que representa o maior sítio reprodutivo de tartaruga cabeçuda no país. Foi criado há 30 anos para proteger as tartarugas marinhas e ostenta a marca histórica de mais de 10 milhões de filhotes desses répteis conduzidos em segurança para o mar. Com 10 mil metros quadrados, o centro de visitantes tem também como atração o Submarino Amarelo: exposição - batizada em homenagem à música dos Beatles Yellow Submarine - que mostra animais que vivem em grandes profundidades. Outro passeio imperdível é ao Instituto Baleia Jubarte, que faz um trabalho de monitoramento e conservação das baleias dessa espécie em águas brasileiras e leva os turistas para ver de perto esses animais em seu habitat natural. O passeio de quadriciclo pela Reserva Ecológica da Sapiranga traz um gostinho de aventura misturado a belas paisagens naturais. Já no Rio Pojuca é possível praticar o Bóia-Cross. Corajosos partem de barco da foz do Pojuca e seguem rio acima até as corredeiras, onde descem a toda velocidade em cima de bóias – pura emoção. Outra atração na Praia do Forte é o voo Parasail, um esporte no qual o praticante voa de pára-quedas puxado por uma lancha em movimento. PRAIAS São 14 km de praias salpicadas por coqueiros e dunas. A Praia do Papa Gente é uma das mais famosas e possui piscinas naturais cristalinas, onde é possível apreciar apenas com snorkeling os coloridos cardumes. Já a Praia do Eco Resort é ideal para os que buscam praticar windsurfe. Outra opção é a Praia do Porto, localizada em frente à Capela de São Francisco de Assis, com ótima infraestrutura para quem viaja com família.
O lugar é palco de um importante evento, o Festival Gastronômico de Praia do Forte, que acontece em novembro e sempre conta com a presença de chefs de cozinha nacionais e internacionais. Restaurantes com comidas de diversas nacionalidades, mas sempre com uma pitada de tempero baiano, estão por toda parte. Essa é a marca da gastronomia na Praia do Forte. Claro que não faltam as famosas comidas típicas da Bahia.
A Vila dos Pescadores é ideal para quem gosta de umas comprinhas. É repleta de lojas que vendem desde produtos típicos, como artesanato para decoração. Lojas de maiôs e biquínis também se espalham pelo lugar. A rua principal, que leva o nome de Alameda do Sol tem galerias de arte com belíssimos trabalhos artesanais feitos em coco, cerâmica, cestaria, tecelagem, biscuit, bordados, entre outros.
• Os Caretas da Praia do Forte: Entre os meses de fevereiro e abril, sai por aí o Bloco dos Caretas - composto por homens fantasiados com roupas pretas, máscaras e enfeitados com galhos, folhagens e sinos. Percorrem as ruas da vila para assustar crianças e adultos. Segundo a lenda local, no período da escravidão, no carnaval, os senhores permitiam aos escravos se expressarem culturalmente. Eles usavam essa oportunidade para cultuar seus deuses e divindades fantasiados como se faz até hoje.
Nenhum serviço cadastrado
Seja o Primeiro a deixar um depoimento sobre este destino!
19/01/2021
RCA Turismo