A cidade mais austral do continente. Essa é Ushuaia, capital da província da Terra do Fogo. A cerca de três horas de voo de Buenos Aires, ela fica aos pés dos Andes, às margens de um porto de onde partem longos cruzeiros à Antártica, míni cruzeiros que refazem a rota de Charles Darwin até Punta Arenas, e passeio de barco pelo estreito de Beagle. Todos com foco na observação da vida selvagem e da natureza inusitada desse pedaço fascinante do planeta. A cidade é pequena e acolhedora. Suas ruas são tranquilas e muitas de suas belas casinhas de pedra e madeira foram convertidas em pousadas, cafés, lojinhas e restaurantes. No inverno, Ushuaia atrai também aqueles que curtem esportes de neve. Além de tudo isso, do centro da cidade parte o interessante Tren del Fin del Mundo, outra atração inusitada por essas terras.
A pista de esqui mais austral do continente se encontra a 26 quilômetros de Ushuaia e conta com 30 quilômetros de pistas distribuídas para todos os níveis. É o Cerro Castor. A lista de serviços inclui aluguel de equipamentos, aulas de esqui e snowboard, bares e restaurantes. Já o Museo del Fin del Mundo tem acervo dedicado à história da região e de seus habitantes. O visitante vai conhecer objetos de uso diário dos yamanas – os primeiros moradores do arquipélago e uma réplica do navio utilizado por Darwin em sua viagem pelo continente sul-americano. O Museu del Presidio Maritimo é ainda mais curioso. Localizado no antigo edifício do temido presídio de Ushuaia, o museu proporciona ao visitante a experiência de visitar celas e corredores por onde circularam os detentos mais perigosos da época e que começaram a chegar ao local, a partir de 1896. O Museo Maritimo encontra-se no mesmo local e abriga uma coleção de objetos como maquetes navais e cartas de navegação que contam a história da colonização da região. Situada a sete quilômetros da cidade, a Geleira Martial é considerado a principal fonte de água potável de Ushuaia e conta com atividades para os aventureiros durante todo o ano. Nos meses mais quentes, há caminhadas guiadas com diversos níveis de dificuldade e com até um dia inteiro de duração. Do alto, o visitante tem uma das vistas mais bonitas e marcantes de toda a região. No inverno, sua extensa língua de acesso fica coberta de gelo e passa a funcionar como uma estação de esqui. O complexo possui uma pista principal com 1300 metros de extensão e três pistas menores para esquiadores de nível intermediário. Outro passeio famoso e totalmente imperdível é o tour de barco pelo Canal de Beagle. O roteiro passa por ilhas habitadas por aves como cormorão, pato e albatroz, e pela Isla de los Lobos – onde podem ser vistos leões-marinhos. O farol Les Eclaireurs, um dos cartões postais da Terra do Fogo, também está incluído no passeio e marca para os navegadores a entrada da Baía de Ushuaia. Um clássico da Terra do Fogo é o passeio até a Estância Harberton e a Pinguineira na Isla Martillo. Declarada Monumento Histórico Nacional, a fazenda é do final do século 19 e tem preservadas suas antigas instalações. Na Isla Martillo mais de seis mil pinguins podem ser vistos entre outubro e abril. E é do centro da cidade que parte o Tren del Fin del Mundo, com seus vagões preservados como se ainda fosse 1909, quando passou a operar. Ele segue até o Parque Nacional Tierra del Fuego, na Estacion del Fin del Mundo. É uma verdadeira viagem no tempo entre picos nevados, bosques e névoa frequente até chegar ao parque – antigo território do povo yámana. O parque também conta com trilhas, mirantes e belos bosques.
Na Terra do Fogo a fama maior é da Centolla - caranguejo gigante que é pura delícia. Mas também tem cervos, javalis, lebres, patos... A gastronomia patagônica conta com muita carne de caça e em Ushuaia isso é fácil de perceber. Há nos cardápios queijos, fondues, ceviches e peixes frescos – como as trutas dos lagos e a merluza. Frutas silvestres viram tortas e geleias deliciosas.
Ushuaia é uma zona de livre comércio. Por isso, trata-se de uma ótima oportunidade para adquirir roupas, equipamentos, acessórios e até alguns eletrônicos por preços interessantes. Por ser uma pequena cidade, Ushuaia não conta com os grandes centros comerciais ou lojas de departamentos das grandes cidades. A maior parte das lojas se concentra na Avenida San Martin, onde também é possível encontrar artesanato e suvenires, equipamentos esportivos, vinhos e chocolates. Já o Ushuaia Shopping é uma galeria comercial que também merece visita. E a Feira Artesanal de Ushuaia, localizada na entrada dos píeres do Canal de Beagle, tem grande quantidade de artesanatos e suvenires.
• Hotéis: o turismo em Ushuaia cresceu de maneira significativa na última década e a cena hoteleira mudou. Luxuosos hotéis foram abertos garantindo o máximo de conforto aos visitantes.
Seja o Primeiro a deixar um depoimento sobre este destino!
22/01/2021
RCA Turismo